Cuiabá

Vereadora Michelly Alencar homenageia Dr. Fábio Argenta e reforça alerta sobre os riscos da hipertensão

Publicado em

Débora Inácio – Assessoria da vereadora Michelly Alencar
Durante sessão ordinária&nbsp desta terça-feira, (17), realizada na Câmara Municipal de Cuiabá, a vereadora Michelly Alencar (União Brasil) concedeu o Título de Cidadão Cuiabano ao renomado cardiologista Dr. Fábio Argenta, em reconhecimento à sua contribuição à saúde pública e ao bem-estar da população cuiabana ao longo dos últimos 23 anos.
A homenagem ocorreu durante participação especial do médico na tribuna da Casa, onde ele ministrou uma verdadeira aula sobre prevenção e controle da hipertensão arterial, condição que atinge milhões de brasileiros e segue como uma das principais causas de morte no país.
“Hoje o Dr. Fábio Argenta nos trouxe dados importantíssimos para que possamos, de forma racional e responsável, entender como a hipertensão impacta a vida das pessoas. Um dado que me marcou foi o seguinte: no Brasil, a cada 90 segundos uma pessoa morre em decorrência da hipertensão”, destacou a vereadora Michelly.
Dr. Argenta, que é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e membro titular da entidade, ressaltou que, embora a hipertensão não tenha cura, ela pode e deve ser controlada com tratamento contínuo e mudanças no estilo de vida. Ele também explicou que os níveis ideais de pressão arterial devem estar em 13 por 8 ou menos, segundo as diretrizes mais recentes, das quais ele foi coautor.
“Controlar a hipertensão evita complicações como AVC, insuficiência renal e doenças cardíacas. Isso salva vidas e reduz a sobrecarga dos hospitais. A prevenção precisa começar na base”, afirmou o cardiologista.
Durante sua fala, Dr. Argenta elencou cinco pilares fundamentais para prevenir e controlar a hipertensão:
1. Combate à obesidade
2. Prática regular de atividade física
3. Alimentação saudável e equilibrada (pobre em sódio, gordura e açúcar)
4. Controle do estresse e cuidado com a saúde emocional
5. Evitar o tabagismo e reduzir o consumo de álcool
A vereadora Michelly agradeceu a participação do médico na tribuna e reforçou o compromisso de seu mandato com a promoção da saúde preventiva, especialmente nas áreas mais vulneráveis da capital.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Michelly Alencar articula a criação do Projeto Horta Escolar em unidades públicas de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Projeto executado pela Secretaria de Agricultura é exemplo para Rondônia

Published

on

A Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho recebeu representantes da Prefeitura Municipal de Vilhena (RO) interessados no projeto Padrão Legal que vem sendo implementado em Cuiabá, junto aos feirantes. O projeto ainda é piloto, mas promissor, pois atenderá cerca de 50 feiras livres existentes na Capital em diferentes regiões, com mais de 900 feirantes.

O projeto Padrão Legal é uma iniciativa que visa garantir mais segurança, eficiência e legalidade no uso da energia elétrica nos eventos de feiras livres, com a regularização do consumo através de caixas de tomadas disponibilizadas nos postes. A instalação adequada evita riscos de acidentes e assegura que cada um pague pelo seu consumo de forma mais justa, sem ligações clandestinas. “É uma determinação do prefeito Abilio Brunini que essa questão seja regularizada e estamos implementando as diretrizes para regularizar”, disse o secretário de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão.

Na oportunidade Vicente Falcão explanou a dinâmica do projeto e demais ações em andamento. Entre elas, o programa vigia mais, em parceria com o Governo de Mato Grosso, com a disponibilidade de câmeras ligadas ao Ciosp, com o objetivo de proteger feirantes e consumidores; o sistema de gestão de feiras, que ajuda a identificar o comerciante (das feiras) e os produtos que cada um vende; sobre o programa de coleta de óleo e lixo orgânico; qualificação dos feirantes para despertar a visão empreendedora, entre outros.

Leia Também:  Concurso público da Assistência Social tem validade estendida até 31 de agosto de 2025

“A gente veio para Cuiabá para aprender como é que Cuiabá cuida dos feirantes, e das feiras. Já sabíamos de algumas parcerias que dão certo, como do Padrão Legal da Prefeitura com a Energisa e com outras empresas. Na verdade, a gente veio para copiar essas iniciativas. A gente tem que copiar o que é bom, o que funciona. E, em conversas preliminares, com o secretário Vicente Falcão e com o coordenador de feiras, Estanil Amaral, vimos as tratativas para aprender a aplicar no nosso município”, pontuou o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Vilhena, Dirceu Hoffmann.

Em Vilhena também existem feiras de rua, são mais de 160 feirantes cadastrados, o que é considerado um número grande para a cidade que tem cerca de 120 mil habitantes, e mais os camelôs. Daí a necessidade de se espelhar em boas práticas executadas pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Agricultura e Trabalho. “Graças a Deus estamos aprendendo muita coisa, realmente uma reunião muito produtiva. Essa parceria com a Energisa, que vocês têm, é fundamental para a gente poder já fazer muitos avanços nas nossas feiras lá em Vilhena”, afirmou Dirceu.

Leia Também:  Prefeitura e Forças de Segurança do Estado realizam operação no centro de Cuiabá 

Segundo ele, Vilhena tem problemas semelhantes aos de Cuiabá. “O diferencial é que Cuiabá já têm a solução. Então, só essa parceria que vocês fizeram com a Energisa, já vamos conseguir mudar muita coisa nas nossas feiras lá. A Energisa também opera em Rondônia”, explicou.

A reunião contou com a presença de representantes da Energisa de Cuiabá, do coordenador de feiras da Agricultura e Trabalho de Cuiabá e integrantes da equipe que acompanhava o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Vilhena, Dirceu Hoffmann.

#PraCegoVer

A foto mostra os participantes da reunião acomodados ao redor de uma mesa de reuniões.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

JACIARA

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA