Cuiabá

O vereador é réu em uma ação penal, acusado de liderar uma facção. Ele chegou a ser preso em setembro, durante a Operação Pubblicare.

Publicado em

Um processo que pode resultar na cassação de Paulo Henrique tramita na Câmara Municipal de Cuiabá

O juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Jean Garcia de Freitas Bezerra, determinou que o vereador afastado Paulo Henrique de Figueiredo (MDB) compareça à Câmara Municipal de Cuiabá, em data estipulada pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, para apresentar sua defesa no processo de cassação que tramita contra ele na Casa.

O pedido foi feito pelo presidente da Comissão, vereador Rodrigo Arruda e Sá, na última terça-feira (03). A decisão judicial que determinou o afastamento de Paulo Henrique, impede que ele possa frequentar a Câmara, assim como qualquer outro órgão público. No entanto, é necessário que ele compareça na Casa para exercer o seu direito ao contraditório e à ampla defesa e para responder ao processo investigativo pela quebra de decoro parlamentar.

Paulo Henrique é réu em uma ação penal acusado de liderar uma facção criminosa. De acordo com a investigação feita pela Polícia Federal, ele usava da sua influência política junto à Secretaria de Ordem Pública, onde é servidor de carreira, para garantir a liberação de licenças e alvarás para eventos organizados pela facção.

Leia Também:  Especial Espetáculo Simininas: banda de percussão do programa se apresenta com ousadia e emociona a plateia

Ele foi preso em setembro na Operação Publicare, deflagrada pelas forças federais e municipais de segurança e cinco dias depois foi solto, com a determinação de diversas medidas cautelares, como o uso de tornozeleira.

Desde que o processo disciplinar da Comissão de Ética foi instaurado, no dia 26 de setembro deste ano, os parlamentares vêm tentando notificar o vereador afastado, que tem fugido das notificações. Na primeira tentativa, um servidor da Câmara foi até à casa de Paulo Henrique, que o atendeu e disse que só assinaria a notificação no dia seguinte, na presença do seu advogado. Desde então houve diversas tentativas de encontrá-lo, tanto em sua residência, como via ligação, mensagens de WhatsApp, e-mail e correios, mas nenhuma foi bem-sucedida.

Contrariando as diversas tentativas de encontrá-lo, no dia 21 de novembro Paulo Henrique protocolou um pedido de vista do processo, alegando que não teve direito ao contraditório e à ampla defesa. O que foi considerado pelo vereador Rodrigo como falta de respeito com o trabalho da Comissão de Ética. O pedido foi negado.

Leia Também:  Comissão aprova projetos para incentivo a atletas, combate à pedofilia e inclusão nas escolas

Agora com a decisão do juiz Jean Garcia, o próximo passo é a Comissão de Ética deverá estipular a data para que Paulo Henrique compareça na Câmara e apresente a sua defesa.

 

FONTE: REPÓRTER MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Morro do Seminário recebe trabalhos emergenciais para conter deslizamentos

Published

on

Visando conter possíveis deslizamentos e garantir a segurança de quem transita no local, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, intensificou, na manhã desta segunda-feira (28), os trabalhos emergenciais de contenção no Morro do Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho (do Seminário), localizado na região central da capital.

O local foi afetado por deslizamentos após as fortes chuvas registradas neste domingo (27). Em ação rápida, a Prefeitura atua para preservar a área e proteger os pontos históricos da cidade, como o Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho.

Entre as ações já realizadas estão o corte no aterro, limpeza da área, aterramento com instalação de estacas e, neste momento, a aplicação de concreto armado para reforçar o barranco e evitar novos deslizamentos.

A Defesa Civil de Cuiabá permanece monitorando a área de risco e acompanhando a execução das obras. A Secretaria Municipal de Obras Públicas já havia iniciado as ações preventivas no sábado (26), realizando a limpeza da área afetada e iniciando os preparativos para a construção de um novo muro de contenção. Foram feitas perfurações para a instalação das estacas, etapa fundamental para garantir a estabilidade do terreno.

Leia Também:  Empaer e Seplag realizam leilão online e presencial para venda imóvel rural

Em razão das chuvas registradas no domingo e da previsão de novas precipitações nesta segunda-feira, os trabalhos de contenção seguem em andamento e avançam conforme as condições climáticas permitem.

#PraCegoVer

A imagem aérea mostra um trecho do Morro do Seminário, que sofreu com deslizamentos de terra no último domingo (27). No local há uma vasta vegetação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

JACIARA

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA